H.T.P.C. - I

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

H.T.P.C. - I

Mensagem  Admin em Sex Ago 19, 2011 3:35 pm

Poste três questões: do primeiro, segundo e terceiro bimestres, cada qual com suas competências e habilidades.
Não se esqueça de que a postagem deve ser feita no período de 22 a 26 de Agosto de 2011!
Bom trabalho...
A Coordenação bounce

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/08/2011

Ver perfil do usuário http://htpcportinari.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Habilidades e competências em quinta série e terceira série do Ensino Médio

Mensagem  Prof. Evaldo em Seg Ago 22, 2011 1:51 pm

Ao
pensar o ensino de Língua Portuguesa, segundo a proposta curricular do Estado de São Paulo, não podemos deixar de considerar o material que nos foi enviado como referência que é o caderno do professor e a descrição que se faz do trabalho do professor em sala de aula, e segundo a própria proposta e o caderno do professor percebemos que todas “as habilidades que foram previstas para recuperar/consolidar; o modo de o professor se preparar para aplicar a aula; os recursos necessários; o modo de direcionar e motivar os alunos; o tempo previsto; o modo de organizar a classe para as tarefas; o modo de avaliar e corrigir os produtos da atividade” (SEE/SP, 2008, p. 13) , estão apresentados nestes documentos.
Também não podemos nos esquecer que segundo informações constantes na Revista do professor, “as habilidades de leitura e produção de textos serão privilegiadas nas disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física, História e Filosofia” e não exclui o desenvolvimento de outras habilidades (SEE/SP, 2008, p. 15).
Por isso, as questões que elaborei para que seja discutida neste HTPC têm como foco principal as habilidades de leitura e produção de textos para alunos de QUINTA SÉRIE/ SEXTO ANO e TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO porque são as séries que mais tenho aula nesta Unidade Escolar.

A partir da ilustração abaixo, escreva um texto narrativo-descritivo em que você utilize: narrador-observador.


A questão acima pode ser referente aos três bimestres, tendo em vista que o texto narrativo está sendo discutido desde o primeiro bimestre com esta série.
Quanto às habilidades, poderíamos citar:
1-Leitura e interpretação de texto não-verbal;
2- Identificar marcas do foco narrativo no enunciado de um texto literário;
3- Identificar marcas de lugar, tempo ou de época no enunciado de uma narrativa literária.
4 - Identificar as personagens de uma narrativa literária.

Agora com relação ao Ensino Médio, a competência trabalhada está relacionada à competência leitora e a habilidade de leitura e a produção de sentidos, também trabalhada nos três bimestres da série.
O comportamento da personagem Pina no terceiro quadrinho sugere:

a) Caridade.
b) Interesse.
c) Gratidão.
d) Entusiasmo.
Sempre fica a pergunta, qual habilidade uma questão como essa mede? Ao ler a tirinha, o aluno deve ler os balões, observando o comportamento da moça nos três quadrinhos. Tem também que analisar os quadrinhos a fim de reconhecer os papéis sociais dos interlocutores (mãe e filha) e a intenção da moça no último quadrinho. Por fim, tem que relacionar essas informações com as alternativas propostas e concluir a resposta correta.
Assim fica claro que a habilidade pedida em uma questão como essa é se o aluno interpreta as informações implícitas no texto e a produção de sentido.

Infelizmente, minhas questões têm imageme não consegui, postá-las![

Prof. Evaldo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões para 5ª série/6º ano do ensino fundamental

Mensagem  MARIA CLEUSA ANTONELI em Seg Ago 22, 2011 5:59 pm

1º Bimestre

Em 1816, Christian J. Thomsen, primeiro conservador do museu Nacional Dinamarquês, deu ordem às sempre crescentes coleções de antiguidades. Assim o fez, classificando-as em três Idades: da Pedra, do Bronze e do Ferro.

O texto faz referência aos materiais utilizados por nossos antepassados durante:
a) A Idade Média
b) A Pré-História
c) A Idade Antiga
d) A Idade Contemporânea

A alternativa correta é a B, a Pré-História, pois, antes de o homem aprender a usar metais, vivera na Idade da Pedra, após ter dominado esta técnica, utilizou apenas o cobre e o bronze, só mais tarde passando ao ferro.

Competências e Habilidades:Desenvolver a capacidade de leitura, seleção, organização, análise e apresentação de conceitos e informações.


2º Bimestre

Leia, atentamente, o texto e responda:

Nilo: o rio divino

“Adoração do Nilo!
Salve, tu, Nilo!
E vens dar a vida ao Egito!
Ao irrigar os prados criados criados por Rá,
Tu fazes viver todo o gado,
Tu – inesgotável – que dás de beber à Terra!
Senhor dos peixes,durante a inundação,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a propriedade aos templos.
Se paras, a tua tarefa e o teu trabalho
Tudo o que existe cai em inquietação”

Hino com qual os egípcios festejavam, anualmente, o inicio das cheias (c.1800 a.C.). Coletânea de documentos históricos para o primeiro grau: 5ª à 8ª séries. São Paulo: SEE/CENP, 1980. P.55.

A partir das informações do texto, podemos afirmar que:

a) Os egípcios atribuíam mais importância ao trabalho dos camponeses do que às cheias do Nilo.
b) As águas do Rio Nilo não eram importantes para o cultivo do trigo e a criação do gado
c) O Rio Nilo era um dos elementos da natureza adorados pelos egípcios.
d) As cheias do Nilo eram manifestações da vontade de todos os deuses egípcios.
e) Rá, o deus citado no texto, está relacionado com os mortos.

A alternativa correta é a C, pois o Rio Nilo era um dos elementos da natureza adorados pelos egípcios.

Competências e Habilidades: Análise de documentos históricos, coleta e seleção de dados.


3º Bimestre

As cidades-Estado gregas possuíam diversos traços em comum porque pertenciam a uma mesma comunidade cultural. Assinale a alternativa que apresenta características que não eram comuns às várias cidades-Estado (polis) gregas.

a) Unidade cultural.
b) Lingua.
c) Costumes.
d) Organização política.
e) Valores culturais.

A alternativa correta é a D, pois as diversas cidades-Estado gregas reconheciam-se como partes de uma unidade cultural, mas apresentavam diferentes organizações políticas, com destaque para a democracia, em Atenas, e a oligarquia, em Esparta.

Competências e Habilidades: Comparar pontos de vista sobre polis e as colônias gregas.




MARIA CLEUSA ANTONELI

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 44
Localização : Batatais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Competências e Habilidades para o 1º ano do Ensino Médio.

Mensagem  ANA BARROS em Ter Ago 23, 2011 2:12 pm

1º Bimestre.

A cidade, a cultura urbana e a paisagem cultural.

Proposição I – Arte pública e intervenções urbanas dialogando com a cidade.

Observe as imagens dos grafites de “Os gêmeos” e os de “Órion” e compare-os com os de sua cidade.O que há de semelhante?O que há de diferente?

Competências e habilidades:
• Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana;
• Valorizar o patrimônio cultural,a memória coletiva,os bens simbólicos materiais e imateriais.

2º Bimestre.

Intervenção em arte:projetos poéticos na escola.

Proposição I – Ampliando idéias.Ampliar o repertório cultural dos alunos apresentando uma curadoria de imagens de diversas intervenções.

Observando as imagens abaixo responda:Que leituras elas provocam?O que interpretam a partir das imagens?Percebem procedimentos diferentes em locais diversos?Percebem que as intervenções se inserem no cotidiano ou onde não são esperadas?
Competências e habilidades:
• Compreender a idéia de intervenção em arte;
• Articular imagens,idéias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais,música, teatro ou dança,gerando projetos de intervenção na escola;

3º Bimestre.

A arte contemporânea no território da materialidade.

Proposição I – Sondagem da materialidade.

Propor que os alunos realizem uma brainstorming – (tempestade de idéias) com a seguinte questão:Que materiais podem ser usados na realização da intervenção?
Competências e habilidades:
• Ampliar a compreensão sobre a intervenção em arte;
• Conhecer e refletir sobre a materialidade em arte e suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais,música, teatro ou dança.

ANA BARROS

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões do Forum I

Mensagem  REGINA MAURA em Ter Ago 23, 2011 4:46 pm

1ª SERÍE DO ENSINO MÉDIO

A impressão digital é fruto do nosso código genético e se forma no útero materno com a movimentação do feto.Composta por uma série de traços na superficíe
dos dedos,mantém-se inalterada por toda .É,em cada pessoa ,mesmo nos gêmeos, tem características únicas e intransferíveis,as chamadas minúcias.
A função que associa cada pessoa a sua digital é:

a) injetora e não sobrejetora
b) sobrejetora e não injetora
c) injetora e sobrejetora
d) não injetora e não sobrejetora


Competências e habilidades

Compreender o conceito de função para associar a exemplos do cotidiano e modelar situações-problema, dentro e fora da Matemática



2-2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Um criador de gado mtem um bezerrro de determinada raça para vender.Esse bezerro pesa atualmente 200quilos por dia.Inicialmente, o criador acha que,quanto
mais tempo esperar para vender o bezerro,melhor será,pois o bezerro ganhará mais peso.Entretanto,um de seus funcionarios lembra ao criador de que o preço da venda,que hoje é de50 reais por quilo,está caindo 0,40centavos por dia.A escolha da melhor data para vender o bezerro depende,então,deduas variáveis: a engorda diária e a queda nos preços pagos por kg. Com base nas informações fornecidas, mantida a situação atual,determine a melhor data para vender o bezerro,contada a partir de hoje.



Competência e habilidade

Compreensão de situações-problema em que a idéia de máximo ou de mínimo encontra-se presente.



3- 3º ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE


Certa substancia radioativa se decompõe de tal forma que sua massa m reduz-se à metade do valor inicial a cada 4 horas.Partindo de 60 g da substância,pede-se:
a) o gráfico de m como função de t;
b) a massa m restante após 8h;

Competência e habilidade

Expressar e compreender fenômenos de diferentes tipos´por meio da linguagem matemática, especificamente por meio da representações de funções; argumentar e tomar decisões na resolução de situações-problema vinculadas a fenômenos da realidade.

REGINA MAURA

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  Silvinha em Ter Ago 23, 2011 7:58 pm

1º bimestre:
affraid A partir da leitura de um texto narrativo, identificar foco narrativo, tempo, espaço e personagens.
h/c: localizar informações explícitas no texto; reconhecer as características do gênero.

2º bimestre:
No Leitura de dois textos com o mesmo tema, porèm de gêneros diferentes:por exemplo, um poema e uma crônica;
h/c: comparar textos, identificando as características do gênero

3º bimestre:
cyclops Identifique no personagem traços que comprovem sua personalidade ou classe social.
h/c: loclizar informações implícitas no texto.

Silvinha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  Jaqueline Alves em Ter Ago 23, 2011 9:57 pm

1º Bimestre
1) Leitura e análise de texto:
a)Elabore um texto dissertativo, anuncie claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.
b)Encontre no texto,a introdução,o desenvolvimento e a conclusão.No desenvolvimento,argumente, discuta, exponha suas ideias, prove o que você pensa,conclua de maneira clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto.

Competências e habilidades: Estimular a leitura e a produção de texto,preparar os alunos para possíveis avaliações e processos seletivos,capacitar e auxíliar na elaboração de redações.

2º Bimestre
1)Análise de texto:
a)Identificar e analisar o texto como dissertativo,narrativo ou descritivo.
b)Quais são as características de um texto dissertativo-argumentativo?
c)Quais são os personagens principais do texto?
d)Faça uma comparação entre os personagens e as situações do texto com pessoas e situações de seu cotidiano.

Competências e habilidades: Compreender diferentes gêneros textuais,comparar textos diversificados com situações do cotidiano.

3º Bimestre
1)Leia o trecho de um diálogo realizado pela internet:
a)Qual a linguagem utilizada nesse diálogo?
b)Essa é uma linguagem adequada em produções de textos de vestibulares?Justifique.

Competências e habilidades:Compreender o uso da língua padrão,da norma culta e linguagem coloquial,identificar variações permitidas ou não em diferentes gêneros textuais.

Jaqueline Alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES - Questões

Mensagem  Amanda em Qua Ago 24, 2011 10:21 am

1ªBimestre – Questão trabalhada principalmente com alunos do terceiro ano do ensino médio abordando o tema das diversas transformações químicas que ocorrem no cotidiano, mas dando ênfase ao conteúdo de cinética química. Tema que também foi trabalhado com alunos dos primeiros e segundos anos do ensino médio, mas abordando outros conteúdos como representação e identificação das transformações químicas e estequiometria.

Questão 1 – Quando um comprimido efervescente é dissolvido em água, forma-se gás carbônico, o que causa a efervescência no sistema. É possível modificar a velocidade das transformações químicas? No caso do comprimido qual seria a variável mais indicada para aumentar a velocidade da transformação química?
É possível modificar a velocidade das transformações químicas utilizando a variável temperatura, pressão, concentração das substâncias, superfície de contato (estado de agregação) e presença de catalisador. No caso da reação do comprimido o fator mais recomendado seria a superfície de contato. Quando utilizamos um dos reagentes no estado sólido observamos que quanto maior for à superfície de contato (maior a fragmentação das partículas), maior será a velocidade da reação, no caso o comprimido em pó reagiria mais rápido que um comprimido inteiro.

Competências e Habilidades: Organizar, relacionar e interpretar dados para chegar a conclusão sobre as variáveis que podem afetar a rapidez de uma transformação química.

2ªBimestre – Questão trabalhada com o primeiro ano do ensino médio abordando o tema das transformações químicas que ocorrem no cotidiano. Identificação dos reagentes e produtos, e diferenciar uma transformação química de um processo físico. Algumas atividades foram trabalhadas com fórmulas para representar as substâncias, e outras apenas com nomes das substâncias, pois ainda não foi abordado o conteúdo de estequiometria.

Questão 2 – A ferrugem (óxido de ferro) é formada pela reação do oxigênio do ar com o ferro presente em uma superfície metálica. Utilizando 22g de ferro formou-se 32g de ferrugem. Qual a massa de oxigênio que foi utilizada? Considerar que todas as substâncias estão presentes num sistema fechado.
Oxigênio + Ferro → óxido de ferro
Pela Lei da conservação das massas (Lei de Lavoisier): x + 22 = 32 x=10g
Competências e habilidades: Perceber a conservação da massa nas transformações químicas e aplicar os conceitos de conservação e proporção em massa na previsão de quantidade envolvida nas transformações químicas. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representadas em textos.

3ªBimestre – Questão do terceiro ano do ensino médio. Com o tema petróleo desenvolveu os conteúdos da química orgânica: cadeias carbônicas, nomenclatura e funções orgânicas. Trabalhou-se primeiramente com os hidrocarbonetos, pois os derivados do petróleo são constituintes dessa função orgânica. A questão foi elaborada com um texto citando sobre as descobertas de jazidas de petróleo do Brasil, e comentando sobre o refino do petróleo e obtenção de seus derivados, e produtos comerciais formados com os derivados do petróleo.

Questão 3 - Sobre o processo de fracionamento dos derivados de petróleo, numa refinaria quais produtos seriam obtidos no topo e na base da coluna de fracionamento, respectivamente (exercício com figura).
a) GLP (Gás liquefeito de Petróleo) e resíduo alcatrão (asfalto)
b) gasolina e querosene
c) vidro e plástico
d) óleos lubrificantes e madeira
e) resíduo alcatrão (asfalto) e GLP
Alternativa correta A - comentário: gases tem em torno de quatro átomos carbono na estrutura e asfalto tem uma quantidade grande de carbonos em sua estrutura molecular. O asfalto é mais denso sendo fracionado na parte inferior, já o gás menos denso obtem-se no topo da coluna. O restante dos compostos são intermediários na coluna de fracionamento, exceto o vidro e a madeira.

Competências e habilidades: Compreender os processos de transformação do petróleo, estabelecer relações entre temperatura de ebulição, estrutura e nomenclatura de hidrocarbonetos.

Amanda

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões com Habilidades referente a 5º e 6ª série do ensino fundamental

Mensagem  Roberto em Qua Ago 24, 2011 2:47 pm

1- Na modalidade futebol, considerado como esporte é preciso...
( ) A- ...que a bola, rede, sejam oficiais, que haja um árbitro, que o campo seja oficial, que todos os jogadores estejam uniformizados, em fim, que tudo esteja de acordo com as normas da FIFA.
( ) B- ...somente de um campinho, mais alguns amigos, e da vontade de jogar futebol, pois apesar de haver regras também, elas são mais flexíveis e não é necessário seguir as normas da FIFA ao pé da letra.
( ) C- ...que seu nome esteja inscrito no hall de membros da federação internacional de Handebol.
A resposta correta é a alternativa A.
Habilidades: Identificar semelhanças e diferenças entre jogo e esporte.
2- Quanto ao atletismo, em um prova de fundo (maratona), qual a capacidade física que mais predomina.
( ) A- Flexibilidade
( ) B- Resistência
( ) C- Agilidade
A resposta correta é a alternativa B
Habilidades: Identificar as capacidades físicas acionadas nas provas de corrida.
3- Quanto às capacidades físicas, assinale a alternativa correta:

( ) A- Só usamos as capacidades físicas velocidade, agilidade durantes as aulas de educação física.

( ) B- como somos seres elásticos, eventualmente podemos vir a usar a flexibilidade, mas somente em um jogo ou esporte.

( ) C- Neste mundo globalizado, e cada vez mais dinâmico, na grande maioria das atividades do cotidiano bem como nos jogos e esportes, enquanto envolver movimento, usamos as capacidades físicas agilidade e velocidade. Sem a flexibilidade, não conseguimos sequer amarrar os cadarços do tênis

A resposta correta é a alternativa C

Habilidades: Identificar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade presentes nas atividades do cotidiano e em algumas manifestações da cultura de movimento.

Roberto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões para 8ª série E.F. e 2ª série E.M

Mensagem  Elza Terezinha Bortolo em Qua Ago 24, 2011 2:52 pm

1º Bimestre - 8ª série

Habilidades e Competências:Reconhecer e analisar traços argumentativos e opiniões em artigos jornalísticos
Texto: Um repórter de jornal redigiu a seguinte notícia e a entregou ao seu chefe.
A greve dos motoristas do ônibus de São Paulo pegou a população desprevenida. Desde a madrugada, milhares de trabalhadores irritados aguardavam nos pontos de ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem das garagens. Alguns motoristas insistiram em furar o bloqueio e foram agredidos pelos colegas. Houve casos de depredação de veículos e de instalações das empresas. Os carros do Metrô passaram a circular superlotados, o que também acabou por gerar uma série de tumultos. Os grevistas argumentam que o movimento se deve à defasagem salarial, mas o fato é que iniciativas radicais como essa merecem uma dura resposta das autoridades.

O Chefe da redação pediu ao repórter para cortar do texto o que representa um opinião, conservando apenas os fatos. Atendendo à recomendação, o repórter cortou de seu texto, acertadamente, a seguinte frase:
a) desde a madrugada, milhares de trabalhadores agurdavam nos pontos os ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem das garagens.
b) houve casos de depredação de veículos e de instalações das empresas.
c) os carros do Metrô passaram a circular superlotados.
d) o fato é que movimentos radicais como esse merecem uma resposta das autoridades.
Resposta: D

2º Bimestre - 8ª série
Habilidades e Competências:Reconhecer traços argumentativos em cartas de leitor e inferir informações subjacentes no texto.
Texto: Carta de leitor
Santo Antonio dos Ausentes, 20 de agosto de 2002.

Senhor Prefeito:
A ponte que liga o bairro Santo Antonio dos Ausentes à cidade precisa ser reparada urgentemente. Há duas semanas o bairro ficou isolado, por causa da enchente. como o senhor sabe, do outro lado do rio fica o comércio, a escola, a farmácia, o posto médico, o hospital.
Aliás, até o cemitério fica daquele lado. Estamos aqui sem condução, sem escolas, sem socorro.

Maria Rosa de Souza
Com todas as informações que Maria Rosa dá ao prefeito, a conclusão a que se chega é:
a) De nada adiantará fazer reparos na ponte, porque na próxima chuva a população ficará isolada novamente.
b) A população está indignada como o ocorrido e está preparando uma manifestação para pedir que o problema seja solucionado urgentemente.
c) É necessário fazer reparos na ponte urgentemente.
d) O único serviço público que ainda está disponível para a população é o do posto médico.

Resposta: C

3º Bimestre - 2ª série
Habilidades e competências: Identificar o valor dos conectivos na construção coesiva de um texto.

Observe: "E as duras fadigas
Da guerra provei".

Encontramos um uso similar à preposição "de", como utilizada no trecho acima, em:
a) O carro de Paulo é mais veloz.
b) Seus olhos suspiravam de dor.
c) Sua lembrança saiu já do meu coração.
d) Ele mora na avenida 23 de Maio.
e) Margarida descende de italianos.

Resposta: B


Elza Terezinha Bortolo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  jessedarc em Qua Ago 24, 2011 3:49 pm

1º Bimestre

A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.

a) Justifique a proposição acima.
b) Qual a organela citoplasmática responsável pela fotossíntese?
c) Quais os produtos da etapa fotoquímica da fotossíntese?

Competências e habilidades:
• Reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos;
• Identificar tendências em séries de dados temporais;
• Reconhecer o processo de fotossíntese e sua relação com o crescimento das
plantas;
• Relacionar a fotossíntese com a presença de clorofila em certos seres vivos;
• Relacionar a fotossíntese com a produção de oxigênio.


2º Bimestre

O esquema abaixo representa uma teia alimentar. Dentre as múltiplas relações ecológicas mostradas pelas setas, destaque uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos. Classifique os elementos destacados de acordo com seu papel na cadeia.


Competências e habilidades:
• Extrair informações de diferentes tipos de esquemas;
• Reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza;
• Ler e interpretar textos e imagens;
• Visualizar gráfica e quantitativamente as relações ecológicas estudadas;
• Resolução de problemas;
• Leitura e construção de esquemas;
• Discussão em grupo.





3º Bimestre

A membrana plasmática é uma película que envolve o citoplasma de todas as células. Ela controla as trocas de íons e moléculas entre o interior da célula e o meio externo (permeabilidade seletiva). Em alguns casos, substancias passam pela membrana plasmática através da fagocitose e pinocitose. Qual é a diferença entre dois processos?

Competências e habilidades:
• Participar de discussões e mostrar respeito às opiniões diferentes da sua;
• Produzir registros utilizando diversas linguagens;
• Resolução de problemas.;
• Aulas expositivas dialogadas;
• Pesquisas em diferentes fontes de informações;
• Discussões coletivas;
• Leitura de textos e figuras;
• Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros, como tabela e
ilustrações.

jessedarc

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 32

Ver perfil do usuário http://www.ilhadoar.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conteúdos do 1º, 2º e 3º bimestre de Matemática

Mensagem  Angela R. em Qua Ago 24, 2011 4:50 pm

Uma questão referente ao primeiro bimestre, sobre arcos e ângulos, graus e radianos.

-› Em uma circunferência de raio 100m, o arco de ____ ou 0,25π rad tem comprimento ____π m, cerca de ____ m.
a) 25°;25 78,5
b) 25°;45; 141,3
c) 45;45; 141,3
d) 45;25; 78,5
RESPOSTA: Alternativa D (Habilidade: Trabalhar com a medida de um arco em grau e em radiano e com o seu comprimento).

2º BIMESTRE - Matrizes

-›(OBM) Num tabuleiro retangular de 13 linhas e 17 colunas colocamos números em cada casa da seguinte maneira: primeiro, numeramos as casinhas da primeira linha, da esquerda para direita, com números 1, 2, 3,..., 17, nessa ordem; depois numeramos a segunda linha, também da esquerda para a direita, com os números de 18 a 34, e assim por diante. Após preenchermos todo o tabuleiro, colocamos em cada casinha um segundo número, numerando as casinhas da primeira coluna, de cima para baixo, com os números 1, 2, 3,..., 13, nessa ordem, depois numeramos a segunda coluna, também de cima para baixo, com os números de 14 a 26, e assim por diante. Deste modo, cada casinha tem dois números. Quantas casinhas têm dois números iguais?
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6
RESPOSTA: Alternativa D (Habilidade: Interpretar informações contidas em enunciados de situações-problema, com o objetivo da representação genérica de uma matriz.

3° BIMESTRE - Probabilidades

-› (Ufla-MG) Em certa cidades da região Norte do país, durante a estação chuvosa, a probabilidade de que chova em um dia qualquer é igual a 50%. Assim, a probabilidade de que chova em um final de semana (sábado, domingo ou ambos) é :
a) 75%
b) 100%
c) 50%
d) 25%
e) 90%
RESPOSTA: Alternativa A (Habilidades: Interpretar informações fornecidas por intermédio de diferentes linguagens, com o objetivo de calcular e associar um valor de probabilidade ao uma situação-problema.)


Angela R.

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividades de Língua Portuguesa Para o Ensino Fundamental

Mensagem  Jaqueline Ribeiro Puga em Qua Ago 24, 2011 6:59 pm

3 Bimestre
Sexta Série Ensino Fundamental

H07- Identificar referências a fatos históricos em textos literários. (GI)

Leia o texto e responda às questões.

Erro de Português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
o português

No poema, o fato histórico que o poeta modernista Oswald de Andrade usa como referência é a

a) descoberta da América
b) vinda da família real para o Brasil
c) chegada dos portugueses ao Brasil
d) Inconfidência Mineira

2 Bimestre
Questão para a Sexta Série- Ensino Fundamental

H40- Inferir o efeito de humor ou ironia produzido em texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões. (G III)
Leia o texto e responda às questões.

HAI - KAI

O pato, menina,
É um animal
com buzina.

O Hai- Kai é um poema breve, de origem japonesa, frequentimente irônico. Aqui a ironia está no fato de o poeta,
a) caracterizar a voz do pato como buzina.
b) dirigir-se a uma menina que nada tem a ver com o pato.
c) lembrar ao leitor o andar balançado do pato.
d) produzir na mente do leitor a visão de um pato buzinando.

1 Bimestre
Questão para a Quinta Série- Ensino Fundamental

H02- Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (não literários). (G I)

Leia o texto:

Maçã do Amor

1/2 quilo de açúcar
2 colheres (chá) de vinagre
1 colher (chá) de anilha vermelha
4 maçãs lavadas e enxutas

Mode de preparo
Misture os três primeiros ingredientes e faça uma calda grossa. Pegue as maçãs, espete em palitos de sorvete e mergulhe na calda. Ponha no tabuleiro e deixe esfriar.

Podemos afirmar que o texto é um receita porque
a) ensina a combinar os produtos e o jeito de enfeitar cada um deles.
b) indica a quantidade de ingredientes e o modo de preparar um prato.
c) mostra o tabuleiro e informa o tempo que leva para esfriar.
d) sugere os acompanhamento e a bebida adequada para servir.




Jaqueline Ribeiro Puga

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Mensagem  Lucélia Rosa Franzoni em Qua Ago 24, 2011 7:07 pm

1º Bimestre:

Por que é importante entender a especificidade do olhar sociológico para a realidade? Qual é esse olhar?
A base de qualquer olhar sociológico é lançar um olhar de estranhamento para a realidade, ou seja, deve-se "desnaturalizar o olhar", pois o olhar humano sempre está repleto de prenoções, que vêm do senso comum, sobre a realidade que nos ajudam a compreendê-la, e para termos um olhar sociológico é necessário que nos afastemos dessa forma de observá-la, procurando distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico.

Competências e Habilidades:
Desenvolver a consciência de que não há olhar natural, pois todos os olhares são sempre construções;
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade, iniciando-se assim a construção de um olhar sociológico sobre a realidade;
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos e expressão oral.


2º Bimestre

Como ocorre o processo de socialização?
É o primeiro processo fundamental ao qual todo ser humano é submetido desde o nascimento, ou seja, quando começamos a ter ideia de como, onde e quando passamos a viver em nossa sociedade a partir de nossa própria inserção nos grupos de origem e de convivência cotidiana, a iniciar pela família, depois comunidade, escola, trabalho etc, evidenciando que o comportamento diante do outro não é natural, mas culturalmente construído.

Competências e Habilidades:
Desenvolver a compreensão sobre o que permite ao homem viver em sociedade, produzindo uma reflexão acerca do processo de socialização;
Saber distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana, desenvolvendo a noção de comportamento e sociabilidade;
Leitura, produção de textos, interpretação e expressão oral.


3º Bimestre

O que nos une como seres humanos? O que nos diferencia?
O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciarmos uns dos outros e de vivermos essa experiência, que é a de ser humano da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças, e elas são dadas pela cultura.

Competências e Habilidades:
Desenvolver a capacidade de compreender que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural;
Reconhecer o caráter social, histórica e culturalmente construído da humanidade;
Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.


Lucélia Rosa Franzoni

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  MARIA HELENA em Qui Ago 25, 2011 9:40 am

Lingua Portuguesa

° Competência:
Dominio da linguagem

° Habilidades:
Participar de situações de intercâmbio oral e usa da linguagem escrita que requeiram ouver e escrever, com a atenção de intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas - justificando suas respostas, compreender explicações, manifestar e escolher opiniões, argumentar e contra argumentar; Reescrever e/ou produzir texto de autoria ultilizando procedimento de escritor, assim como revisar textos (próprios e de outros em parceria como os colegas ou individualmente, assumindo o ponto de vista do leitor - tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos da leitura e escrita).

Matenática
° Competências:
- Ultilizar informação numérica
- Ultilizar a memória de trabalho dentro da atenção e concentração.

° Habilidades:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, ultilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de novas situações - problemas; Expor as dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu; Ultilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problemas, dispondo-se a expor suas idéias.


Última edição por MARIA HELENA em Qui Set 01, 2011 1:01 pm, editado 1 vez(es)

MARIA HELENA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

atividades de inglês

Mensagem  Elizabet Fatima Caseta em Qui Ago 25, 2011 2:52 pm

Atividades da 2ª série do Ensino Médio

1º Bimestre- The world on the screen: films and TV programs
Nesta atividade o aluno fará um levantamento de conhecimentos prévios, construção de conhecimentos de forma dialogada.

2º Bimestre- ADverstising is all around us.
O objetivo desta atividade é reconhecer uma propaganda e reconhecer as diferentes mensagens veicunladas em um anúncio ou propaganda publicitária em linguagem verbal e não-verbal.

3º Bimestre-Stereotypes and prejudice
Esta atividade visaselecionar, organizar, relacionare interpretar informações e dados representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Reconhecimento de estereótipos sociais e preconceitos.

Elizabet Fatima Caseta

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Produtos notaveis - 8º ano

Mensagem  Caetano em Qui Ago 25, 2011 3:33 pm

Competencias e habilidades: compreender a demonstraçao geométrica de um produto notável, de um trinomio quadrado perfeito e da diferença de dois quadrados; utilizar a linguagem algébrica para representar a área e o perímetro de uma figura plana; interpretar enunciados;transpor idéias relacionadas a álgebra para a geometria; generalizar e organizar dados a partir de uma certa propriedade.

Quadrado da soma de dois termos

O quadrado da soma de dois termos a e b é indicado por ( a + b )²

Para calculá-lo, basta multiplicar a + b por a + b:
( a + b )² = ( a + b ) ( a + b )
( a + b )² = a.a + a.b + b.a + b.b
( a + b )² = a² + a.b + b.a + b²
( a + b )² = a² + 2ab + b²

quadrado duas vezes quadrado
do o produto do
1º termo dos termos 2º termo
O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.
Exemplos:
( x + 3 )² = x² + 2.x.3 + 3² = x² + 6x + 9
( 2x + 1)² = (2x)² + 2.2x.1 + 1² = 4x² + 4x + 1
(5x + 3y)² = (5x)² + 2.5x.3y + (3y)² = 25x² + 30xy + 9y²

Quadrado da diferença de dois termos.
O quadrado da diferença entre dois termos a e b é indicado por (a – b)²
Para calculá-lo basta multiplicar a – b por a – b:
(a – b)² = (a – b)(a – b)
(a – b)² = a² - ab – ba + b²
(a – b)² = a² - 2ab + b²
O quadrado da diferença entre dois termos é igual ao quadrado do primeiro, menos duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.

Exemplos:
(x – 3)² = x² - 2.x.3 + 3² = x² - 6x + 9
(2x – 1)² = (2x)² - 2.2x.1 + 1² = 4x² - 4x + 1
(5x – 3y)² = (5x)² - 2.5x.3y + (3y)² = 25x² - 30xy + 9y²


Produto da soma pela diferença de dois termos

(a + b).(a – b) = a.a + a.(-b) + b.a + b.(-b) = a² - ab + ba – b² = a² - b²
(a + b)(a – b) = a² - b²
O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro menos o quadrado do segundo termo.
Exemplos:
(x + 2)(x – 2) = x² - 2² = x² - 4
(2a + 4)(2a – 4) = (2a)² - 4² = 4a² - 16

1- Saresp- Fatorando-se x² + 6x + 9, obtém-se:
(A) (x + 9)2
(B) (x + 3)2
(C) (x + 3) (x - 3)
(D) (x - 3)2

Caetano

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

GEOGRAFIA PROF CARLOS GOMES

Mensagem  Carlos Gomes Ribeiro em Qui Ago 25, 2011 5:36 pm

1 BMESTRE
Antes dea invasão do Iraque, o que os Estados Unidos defendiam? Por que argumentavam a favor da invasão do Iraque?
R: A questão do Iraque ganhou mais um elemento além da cumplicidade com os grupos terroristas. Os Estados Unidos alegavam também e por isso buscavam apoio na ONU, que o Iraque estaria produzindo armas de destruição em massa, visando a ataques contra alvos do mundo ocidental.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADE: ler e interpretar textos reconhecendo o papel dos Estados Unidos como superpotência atual e
a busca pelos Interesses, não respeitando as nações unidas.

2 BIMESTRE
O que circula pela internet? como pode gerar proveito econômico no espaqço tendo em vista que é um dos elementos que propulsionou a globalização e as redes geográficas?

R: Circula informações que são bens imateriais. Tanto do pondo de vista individual quanto do ponto de vista empresarial e econõmico, esssa rede de informação está transformando-se em algo essencial para a a vida moderna, pois permite das empresas admisnistrar suas filiais em todo o mundo e claro movimentar seu dinheiro e fazer transferências num curtp espaço de tempo, aumentando a lucratividade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Entender a internet como um dos agentes da globalização relacionando com a integração espacial entre as regiões e conectando todo o mundo em forme de rede técnica.

3 BIMESTRE

È possível afirmar que para o ser humano os oceanos sempre tiveram o mesmo tamanho? Afinal em 2 milhões de anos os oceanos se ampliaram cerca de 24 km e nos últimos 10 mil anos o oceano Atlântico, por exemplo abriu -se somente cerca de 120 metros. Argumentem.

R: Demorou bastante para sabermos a extensão dos oceanos e muito mais ainda para sabermos que alguns estão aumentando. Assim o ser humano de um modo geral, os oceanos sempre tiveram o mesmo tamanho.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Perceber que os fenômenos geológicos da terra demoram muito e muito tempo para se concretizar. um exemplo é a abertura dos oceanos que demoram milhões de anos. Relacionar o tempo da História da Terra como o tempo profundo e lento. ok







Carlos Gomes Ribeiro

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões e competencias

Mensagem  Cássia Mendes em Qui Ago 25, 2011 6:50 pm

3ª Série do EM 1°Bimestre
Vunesp- Dois corpos em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb.
a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará(quantas vezes) ou diminuirá(quantas vezes)?
b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará(quantas vezes) ou diminuirá(quantas vezes)?

Competência e habilidade: Ler e interpretar textos com contextos físicos e argumentar com base nas características da Lei de Coulomb.

1ª Série do EM 2º Bimestre
(Fuvest-2003) Uma criança estava no chão.Foi então levantada por sua mãe, que a colocou em um escorregador a uma altura de 2,0m em relação ao solo. Partindo do repouso, a criança deslizou e chegou novamente ao chão com velocidade igual a 4m/s. Sendo T o trabalho realizado pela mãe ao suspender o filho e sendo a aceleração da gravidade g=10m/s, a energia dissipada por atrito, ao escorregar, é de aproximadamente igual a:
a) 0,1 T b) 0,2 T c) 0,6 T d) 0,9T e) 1,0 T

Competência e habilidade: A partir de dados e informações sobre movimentos, identificar variáveis relevantes e estratégias para resolver uma situação-problema.

2ª Série do EM 3º Bimestre
(Fuvest) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de um espelho concavo com distancia focal de 30cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3m de altura.
a) Determine a posição do objeto;
b) Construa o esquema referente à questão representando o objeto, imagem, espelho e raios utilizados r indicando as distâncias envolvidas

Competência e habilidade: Descrever e representar por esquemas situações que envolvem espelhos côncavos, além de utilizar adequadamente a relação matemática para expressar distancias de objetos e imagem.

Cássia Mendes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  Marlei Riul em Qui Ago 25, 2011 7:34 pm

[/list]Utilize desenhos para explicar os movimentos de rotação e translação.
Competência e habilidades envolvidas: espera-se que os alunos internalizem o conceito abstrato e o representem de forma concreta através dos desenhos.
    Após a visita O PLANETÁRIO, localize na carta celeste da apostila o Cruzeiro do Sul e as Três Marias.
    Comp etências e habilidades: localização espacial; localização dos pontos cardeais.
após a leitura do texto da apostila, responda porque estrelas não caem.
localizar informações no texto;
ler e compreender o texto

Marlei Riul

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  Minervina Santos em Qui Ago 25, 2011 7:42 pm

Quais habilidades e competencias sâo desenvolvidas aos alunos que convivem em grupos no recinto escolar ou sala de aula agindo de forma incorreta no seu comportamento?
A) Levar o aluno a valorizar o direito a cidadania dos grupos em que vivem, como fortalecimento da democracia e a luta contra as desigualdades na sociedade;
B) Reconhecer a familia como 1º grupo social do qual fazemos parte como função a nossa sobrevivencia valorizando os principios morais e tendo como importancia o marco da experiencia humana;
C) Incentivar o aluno a leitura, interpretação, produçao de textos e atividades propostas na sala de aula e fazer argumento que o conhecimento estabelece formação de mudanças no ambito escolar formando assim cidadaos criticos e conscientes.
D) Despertar nos alunos a vontade de aprimorarem suas capacidades para que um trabalho disciplinar em sala de aula tenha bom aproveitamento.

Minervina Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Questões

Mensagem  Sergio Luis Balthazar em Sex Ago 26, 2011 8:19 am

Estas questões foram elaboradas para o Ensino médio ( 2ºano)


1. Determine, em graus o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio, quando marcam 2h e 15min.

Nesta questão:

Ler e identificar problemas, bem como selecionar e analisar as informações neles contidas.
Relacionar os conhecimentos e métodos matemáticos com outras áreas do conhecimento ligado às situações reais e utilizar esses conhecimentos para analisar e intervir nessas situações.

2.Esboçar o gráfico da função Y= cos 2x.

Nesta questão:

Ler, identificar e representar as funções trigonométricas.
Construir conhecimentos sobre a conceituação das funções trigonométricas e suas relações - tanto algébrica como gráfica.

3.Uma escada faz um ângulo de 30º com a parede vertical de um prédio, ao tocar o topo distante 6m do solo. Determine o comprimento da escada.

Nesta questão:

Reconhecer a ampliação dos conceitos da trigonometria aplicada no triângulo retângulo para a trigonometria aplicada no círculo.



Sergio Luis Balthazar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Inglês Milena

Mensagem  Milena Bergamo Thomazella em Sex Ago 26, 2011 8:57 am

Inglês 1º Bimestre

O que é AFS?
R: a) A AFS é uma organização internacional, voluntária e não governamental, sem
fins lucrativos, que promove oportunidades de aprendizagem intercultural, ajudando
seus participantes a desenvolver conhecimento, habilidades e compreensão na busca
de um mundo mais justo e pacífico.

Competência e habilidades: Tradução e interpretação de texto, e conhecer de que maneira é feito intercâmbios e os beneficios de se fazer um.

2º bimestre

Coloque o nome correto das seções:

Economy trends: R: Economy
Jobs offers: R: Classifieds: jobs
Soccer: R: Sports
A new movie: R: Entertainment

Competência e habilidades: Reconhecer a estrutura geral de um jornal, organização do texto.

3º Bimestre

Volte ao texto e encontre o auxiliar do verbo no futuro antes da palavras:

Have R: Will
be R: will
need R: will
achieve R: Will
represent R: Won't
come R: Won't
Give R: Will
help R: Won't

Habilidades e Competências: deduzir o uso da estrutura will/won't + verb para indicar futuro.


Milena Bergamo Thomazella

Mensagens: 1
Data de inscrição: 24/08/2011
Idade: 28
Localização: Batatais



Milena Bergamo Thomazella

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 33
Localização : Batatais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Filosofia

Mensagem  Jair Rosa Junior em Sex Ago 26, 2011 9:12 am

1. Filosofia é:
a) Uma série de pensamentos que têm por objetivo levar o homem a ser sempre bom, mesmo com aqueles que fazem o mal.
b) Um conhecimento fornecido pelos deuses.
c) Uma área do conhecimento humano que utiliza-se da reflexão na busca da compreensão do homem, de suas questões e do mundo que o cerca.
d) Um conhecimento do sobrenatural somente.
e) Uma área do conhecimento humano que tem por objetivo exclusivo levar o homem a desenvolver a oratória (capacidade de se bem expressar).
Resposta correta: B

Habilidades/Competências: Ler, interpretar e conceituar.

2. São características do senso comum:
a) Ser um conhecimento produzido em laboratórios bem equipados e publicado em revistas de renome.
b) Ser um conhecimento produzido com base em livros conceituados e publicado em revistas de alcance nacional.
c) Ser um conhecimento que nasce de forma espontânea nas vivências dos indivíduos, que o transmite para outros integrantes de seus grupos de convivência e que não passa pela verificação científica.
d) Ser um conhecimento de conjunto de todas as ciências e que passa pela verificação científica.
e) Ser um conhecimento baseado nos dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e tratado pelas ciências humanas.
Resposta correta: C

Competências / Habilidades: Ler, interpretar, entender e respeitar as diversas formas de obtenção do conhecimento.

3. A Democracia divide-se em Democracia Direta e Democracia Indireta. Democracia Direta é aquela na qual:
a) O povo entrega nas mãos de seus representantes eleitos o poder de decidir politicamente por ele.
b) O povo exerce seu poder de decisão política diretamente, sem o intermédio de representantes.
c) O povo não possui poder de decisão política.
d) Somente os melhores podem intervir nas questões políticas.
e) O poder de decisão política está concentrado nas mãos de uma única pessoa.
Resposta correta: B

Competências/ Habilidades: Ler, interpretar e vislumbrar as possibilidades que o cidadão possui de participar das decisões políticas.

Jair Rosa Junior

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atenção!!!

Mensagem  Mariana Balan em Sex Ago 26, 2011 9:36 am

Alguns professores não estão postando as três questões!
Isso implica no não cumprimento das regras e, na possível falta do professor!

Mariana Balan

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: H.T.P.C. - I

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum